- Área: 2761 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
Descrição dos arquitetos. Situado no coração de um novo parque industrial em Binh Duong, a fábrica foi considerada uma construção icônica que é "simples porém impressionante" o suficiente para ser o ícone deste parque.
O cliente é uma empresa de fabricação de aço para produtos arquitetônicos, como escadas, parapeitos, bicicletários, etc. Ainda que as fábricas costumam figurar caixas pragmáticas para sua eficiência e flexibilidade, o cliente nos requereu um um objeto estético. Sua funcionalidade se desenvolve com um orçamento limitado mas o projeto oferece também um ambiente de trabalho tranquilo e agradável para as atividades em um clima tropical.
Inicialmente, para satisfazer a demanda do orçamento padrão para as fábricas usuais, escolheu-se uma forma simples, como um sistema de grelha de 8 metros de espessura como massa dominante para remeter ao entorno e reduzir o custo.
O uso de tijolos na parte externa proporcionaria a oportunidade de deixar que o edifício em si funcionara como um marco, estimulando um contraste entre a argila natural e o bairro, sem obstruções. Os tijolos antigos para a camada exterior foram recolhidos e reciclados de edifícios coloniais abandonados. A fim de diminuir o peso do cubo e proporcionar a ventilação em todo o edifício, se eleva uma enorme cobertura de metal galvanizado e ondulado com um toldo de 3 metros para proteger as áreas de trabalho interior da luz do sol e das rajadas de vento.
Exatamente no centro desta construção, 16 metros de jardim ao ar livre celebram um fragmento tropical que refresca os espaços de trabalho com elementos naturais. Quando todas as portas giratórias são abertas, os fluxos de ar podem passar e refrescar o ambiente dentro do edifício. O pátio em si, junto com a água podem, funcionalmente, construir sua ecologia tropical própria e diversa com uma conexão com a mutante e qualitativa luz sazonal.
O conceito de paisagem que mais desejamos deve proporcionar o cenário mais tropical possível. Por isso, foram plantadas muitas espécies de plantas tropicais, tais como mamão papaia, bananas, tamarindos, malpighi glabras, coco e especialmente árvores de pitaia que podem ser consideradas como uma das nossas primeiras tentativas.
Nos inspirou a imagem de um campo com inúmeras fileiras de elementos verticais cobertos por caules triangulares de pitaia, um cenário considerado comum no centro do Vietnã. O sistema feito com alvenaria antiga converte-se intencionalmente em um elemento paisagístico importante e conecta-se estritamente com a própria arquitetura.
O desenho, que poderia preservar uma grande quantidade de vegetação, serve como um 'ambiente de trabalho conectado com a natureza' para os funcionários e integra com o edifício em si, possibilitando um novo foco tropical para o projeto da fábrica.